Mulher Empreendedora

A força da mulher empreendedora

Mulheres admiráveis têm sido agentes de desenvolvimento, ampliando o impacto positivo sobre a economia e sociedade

Empreender é transformar, gerar movimento. Quem abre uma empresa cria produtos, estabelece novos relacionamentos com fornecedores e colaboradores, gera emprego e renda e se esforça para atender à demanda de clientes cada vez mais atentos e exigentes. Nesse cenário de constante desenvolvimento, a liderança feminina tem ganhado cada vez mais força no mercado. E nesse cenário, mulheres admiráveis têm inspirado cada vez mais a sociedade!

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, constata-se que atualmente elas têm aumentado sua representatividade e inovado nas formas de trabalho. Com elas, surgem também novos desafios e oportunidades para serem exploradas nos negócios. Na mesma medida em que as empreendedoras contribuem para o desenvolvimento do país, elas também investem na educação de suas famílias e, assim, possibilitam o crescimento de mais pessoas. O empreendedorismo feminino tem toda essa força. E é também expressivo em termos numéricos.

De acordo com o levantamento mundial da Global Entrepreneurship Monitor, que no Brasil é realizado em parceria com o Sebrae, mais de metade dos novos negócios abertos em 2019 foi fundado por mulheres. Elas são mais escolarizadas do que os homens empreendedores e atuam, principalmente, no setor de serviços. “A taxa de empreendimentos iniciados no país, desde 2007, oscila entre 47% e 54% para homens e mulheres. Em 2018, a taxa foi de 48,5% para homens e 51,5 % para mulheres”, afirma a especialista em empreendedorismo Hilka Machado, professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Sinal de que o número de homens e mulheres interessados em empreender é proporcional há anos.

Autoestima e desenvolvimento

Para a empresa crescer, é importante que empresárias deleguem tarefas operacionais e tenham atenção estratégica. Assumir o controle financeiro é ainda mais relevante nesse cenário. As mulheres têm conseguido avançar rapidamente em todos os segmentos de mercado – e isso trouxe autoestima financeira­, ou seja, o nível de segurança para lidar com o dinheiro de forma a aumentar sua autonomia. E com isso vieram outros aspectos fundamentais para o sucesso, como habilidade para lidar com pessoas, busca por melhor qualificação, gerir melhor as próprias finanças e tomar melhores decisões.

Geneviève Bernardoni é fotógrafa e diretora de arte em Balneário Camboriú. Em meio à vida agitada de mãe e diversos trabalhos por todo o Brasil, ela acredita que o profissional deve estender ao seu cliente diferenciais de atendimento e procurar ter e manter um nível de excelência em seus serviços. Assim, o sucesso será uma consequência. “Surpreender e ser diferente de todo meio, agregar valor ao serviço prestado, mas acima de tudo ouvir e sentir o que seu cliente quer e deseja, é fundamental para que o resultado seja positivo para as partes envolvidas.” Agilidade, ética, comprometimento e seriedade são primordiais em cada trabalho. Além disso, a intuição feminina e acima de tudo amar o que faz. “Quando se é guiado pelo coração, tudo flui positivamente!”

Geneviève Bernardoni é fotógrafa e diretora de arte. “Quando se é guiado pelo coração, tudo flui positivamente!”

Os aspectos relacionados ao atendimento de excelência e a importância mostrada pelas mulheres nesse contexto, têm proporcionado uma evolução no atendimento personalizado para um consumidor mais exigente. As mulheres têm se mostrado cada vez mais preparadas para mudar conceitos, formar opinião e liderar movimentos de transformação na sociedade.

Capacitar, conectar, inspirar

Diante de tantos desafios da atualidade, em todo o mundo, a mulher vem conquistando reconhecimento por suas diferentes habilidades e capacidades de se relacionar, cuidar e perceber detalhes subjetivos em todas as áreas de mercado. Num mundo cada vez mais conectado e interrelacionado, ela tem sido ícone para acompanhar a evolução tecnológica e saber lidar com diferentes situações e mudanças de cenários. Essa flexibilidade, inspirada por sentimentos de compaixão, apreço, sensibilidade e preocupação com o bem-estar do próximo, tem gerado um diferencial competitivo fundamental no mercado de trabalho.

A cada ano que passa, as mulheres conquistam novos papéis na sociedade e caminham rumo ao protagonismo em diversos mercados de atuação. E no empreendedorismo não é diferente. Hoje, o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras. O dado é de um levantamento da Global Entrepreneurship Monitor, realizado com 49 nações. Ao todo, são mais de 24 milhões de brasileiras tocando negócios próprios, gerando empregos e movimentando a economia.

Larissa Gadotti, modelo residente em Balneário Camboriú, teve perseverança e coragem para se aventurar também na carreira como DJ. Entre flashs e ensaios fotográficos de grandes marcas, ela concilia seu tempo e toca baladas por todo o Brasil. “Ter foco e postura é o essencial”, comenta Larissa. Estar em constante renovação, pois o mercado está sempre mudando, é um ponto estratégico. Vale arriscar e conquistar seu espaço e buscar as oportunidades. Tem que ter atitude!”

Larissa Gadotti é modelo e DJ. “Tem que ter atitude!

As mulheres no mercado imobiliário

O mercado imobiliário é uma das áreas onde as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço. As corretoras de imóveis, que só puderam começar a trabalhar nessa área depois da década de 60, hoje em dia representam 40% dos profissionais legalmente registrados, segundo a Federação Nacional de Corretores de imóveis (FENACI).

Na última década esse crescimento chegou a 114%, segundo pesquisa do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, o COFECI. Para especialistas, esse aumento é motivado porque as mulheres costumam ser mais abertas a novas ideias, investindo mais no relacionamento com os clientes, tendo mais empatia com os problemas dos outros e dando mais atenção aos detalhes.

A empresária e Consultora de investimentos imobiliários Karina Smaniotto, da Smaniotto Imóveis, atua há 12 anos no mercado imobiliário em Santa Catarina. Ela relata que para ser referência nesse mercado tão concorrido como a corretagem, tem que estar sempre se reciclando, fazendo cursos, participando de eventos relacionados ao mercado imobiliário, ter um relacionamento próximo com construtoras e principalmente com os clientes. “Antes de entender de metros quadrados e posição solar, precisamos entender de pessoas”.

Karina Smaniotto é empresária e consultora de investimentos imobiliários. “Antes de entender de metros quadrados e posição solar, precisamos entender de pessoas!”

Entre as principais motivações para as mulheres virarem corretoras de imóveis estão a rentabilidade da profissão e a carga horária de trabalho mais flexível, conseguindo conciliar o trabalho com as outras atividades do seu cotidiano.

As mulheres também têm um papel importante quando o assunto é a compra de imóveis. Segundo levantamento, 65% das mulheres casadas estão em busca da compra de imóvel, enquanto 28% estão procurando por aluguéis.

#MulheresAdmiráveis

Em homenagem às mulheres empreendedoras e transformadoras na sociedade atual, inspirada em empresárias e ícones do empreendedorismo de sucesso no Brasil, a Arrka criou a Campanha #MulheresAdmiráveis, para premiar e reconhecer o esforço das mulheres que contribuem e colaboram com a empresa. A campanha visa distribuir prêmios incríveis e marcas de luxo para mulheres, como Gucci, Victor Hugo, Swarovski e Vivara. E ao final, uma viagem encantadora para a Morada dos Cânions. Tanto corretoras imobiliárias quanto corretores podem participar. Saiba mais do regulamento em http://bit.ly/Mulheres_Admiráveis.

Sobre a Arrka

Há mais de 20 anos A Arrka é uma construtora engajada em cada novo projeto para surpreender. Conceber projetos contemporâneos, arrojados e estudados, para atender as mais altas expectativas do cliente moderno, faz parte do seu DNA. Com foco em alta qualidade nos produtos e satisfação total dos clientes, possui solidez financeira e atendimento de excelência, exigidos por um mercado segmentado e exclusivo.  É desta forma que alia técnica, conhecimento, tecnologia e espírito empreendedor para estabelecer seus empreendimentos no litoral catarinense.

2020 © Arrka Empreendimentos | todos os direitos reservados.⁣

Fontes: Global Entrepreneurship Monitor | Federação Nacional de Corretores de imóveis (FENACI) | Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI)

As imagens possuem direitos autorais e foram gentilmente cedidas para este conteúdo.